Notícias - DIJAP
sobre a igreja

departamentos

DERME
RUMAP
DASAP
FATAP
DEMI
DIJAP
RESOFAP
 
agenda
Encontros Departamentais
 
locais de culto
Participe de uma igreja
Busca por Estado / País
 
conecte-se
Receba nossa Newsletter
Fale com a Igreja
Receba uma ligação
Receba um missionário
 
Semeando a Educação Cristã
As crianças e jovens são as “sementes” que farão a ligação com as próximas gerações
 

Em Lucas 8:4:14 temos o relato da interessante parábola do semeador. Diz o vs 5 “E o semeador saiu a semear”. Nada é dito sobre a identidade do semeador, sua capacidade ou sua formação. O foco é o seu trabalho: colocar a semente no solo. A colheita depende da combinação desses dois elementos: do solo e da semente. Mas depende de uma ação do semeador, acomodar a semente em solo apropriado, pois se ficar apenas estocada nos celeiros, a semente não produzirá e as próximas safras poderão ficar comprometidas.

Podemos aplicar esta parábola ao ministério de ensino na igreja. As crianças e jovens são as “sementes” que farão a ligação com as próximas  gerações (Salmo 78:6). Por isso devem ser cuidadas, ensinadas para que estejam “plantadas” firmemente nos planos e propósitos do Senhor, para que dêem frutos e continuem influenciando os que virão.
A igreja está intimamente associada a educação cristã na medida em que defende e dinamiza iniciativas que visam a instrução bíblica em suas várias acepções. Neste sentido ela pode ser considerada como a principal promotora da educação cristã. Se não bastasse essa natural relevância, a educação cristã pretende ajudar a corrigir e defender de influências negativas, colaborando para que as pessoas tenham responsabilidade para lidar com as situações de vida de maneira equilibrada - em aliança com o Criador - e que influenciem a sociedade.
No moto oficial do DIJAP, há uma clara referência a esta natureza: “Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele” (PV 22:6). Este versículo expressa o interesse do departamento em promover uma educação cristã que colabore na aquisição de conhecimentos, valores, atitudes, habilidades e comportamentos compatíveis com os ensinamentos bíblicos e com a fé cristã; também afirma e aponta a responsabilidade e o privilégio de ensinar, como um esforço deliberado, sistemático e contínuo.
Porém a atuação do DIJAP não prescinde da responsabilidade familiar. Alia-se a ela, no sentido de encaminhar as crianças para alvos biblicamente estabelecidos, envolvendo o conhecimento de Deus e a salvação em Jesus Cristo, advertindo a respeito das decisões e escolhas. Une forças para instruir, guiar, orientar o caminho.
Constatada a dificuldade de trabalhar alguns temas de maneira prática, objetiva e acessível, o departamento tem se lançado ao desafio de buscar conteúdos que orientem educadores e alunos. Com seriedade, esmero e comprometimento com o ensino da Palavra de Deus, tem elaborado material de apoio, com temas específicos, que servem para prestar esclarecimentos e subsidiar os eventos especiais, nos quais as crianças têm curiosidade e entusiasmo para participar.  Os materiais produzidos compõem-se de programas com uma orientação flexível e apontam caminhos para o trabalho realizado nas igrejas locais.
Consideramos a possibilidade de que aconteça um trabalho mais participativo e de maior visibilidade com cursos que explorem aspectos diversos da educação cristã para fortalecer os que militam pelo ensino e, sobretudo, os que se dedicam a ensinar no departamento infanto-juvenil.
São grandes os desafios. Esperamos que o Senhor nos capacite a “plantar as sementes”, nos ajude a ampliar nossa visão e alcançar novos horizontes em educação cristã.
busca
buscar notícias

 
 
Busca por igrejas
 
Conectado

links

PORTAL IAP
DEMAP
FESOFAP
FUMAP
DEME
DIJAP
BÍBLIA ONLINE

Veja mais links

 
Todos os Direitos Reservados

Todos os Direitos Reservados. 

   Sobre a Igreja      Departamentos      Faculdade      Fale Conosco